Formula 1: Michael Schumacher x Ayrton Senna x Juan Manoel Fangio
Com a aposentadoria do 7 vezes campeão Michael Schumacher no GP do Brasil de 2006 ressurge o papo de boteco: quem foi melhor? Michael Schumacher? Ayrton Senna? Juan Manoel Fangio?
Não dá para discutir com os inúmeros recordes do alemão...
Entretanto, alguém se lembra de algum momento tão impressionante quanto a primeira volta do Senna em Donnington Park sob chuva em 1993?
Detalhe: A McLaren na época era o carro mais fraco, de acordo com a wikipedia.
In 1993, at the European GP at Donington Park, Senna drove for the McLaren team. The MP4/8, although one of the front running cars, was considered inferior to the leading Williams FW15C of Prost, and the Benetton B193 (which used a factory Ford engine) driven by Michael Schumacher and Riccardo Patrese. Some maintain that the Williams FW14B and FW15C were probably "the most technologically advanced cars that will ever race in Formula One".
Nem precisava, mas Senna venceu a corrida 1 minuto na frente do Damon Hill.
O Pelé tem uma placa no Maracanã "em virtude de um lindo gol marcado contra o Fluminense, no dia 12 de junho de 1961". Senna tb tem uma em Donnington Park lembrando o que é considerado por muitos o maior show de pilotagem da história.
O Fangio tb tem a aulas de volante históricas como a sensacional vitória no Nordschleife de Nürburgring em 1957.
Não lembro de nenhuma corrida da Schumacher capaz de ser comparada a esses momentos mágicos do esporte.
Talvez Schumacher tenha tido ao azar de dominar o circo da Formula 1 na época q o desenvolvimento tecnológico tornaram tudo meio chato.... Ou talvez os adversários dele não tenham sido agressivos o suficiente...
Há quantos anos não vemos disputas como a histórica ultrapassagem do Nelson Piquet sobre o Senna em Hungaroring em 1986.
Saudades da Formula 1 que dava para andar "de lado"...
Atualização
Para quem ainda tá na dúvida, vale dar uma olhada nos videos do Senna desta nota:
Ayrton Senna em Interlagos 1991 e 1993.
Atenção:
Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).
Lembre-se: Opinião é diferente de informação.
Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.
Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.
Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.
Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.
Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.
Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.
Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.
Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).
Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.
Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.
Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.
Comentários
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 24/09/2008 - 12:19
Permalink
Schumacher , a grande farsa da categoria
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 04/09/2007 - 12:45
Permalink
Schumacher e Senna :
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 16/03/2008 - 18:57
Permalink
Concordo :
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 25/05/2007 - 15:13
Permalink
EU VI OS DOIS
EU VI OS DOIS CORRENDO, SOU FÃ DO ESPORTE E A PELO MENOS 20 ANOS ASSISTO TODOS OS GPS...
Como a maioria aqui, também odiava o Schumacher, odiava o jeito dele no começo de metido... Mas não estamos discutindo quem é a melhor pessoa aqui, e sim quem é o melhor piloto. Não tem como negar, com todos os recordes da fórmula-1, é ridículo e até incoerente discutir quem é o melhor piloto. É como se um mesmo time de futebol tivesse mais campeonatos paulistas, brasileiros, libertadores e mundiais q os demais em sua grande maioria o dobro ou o triplo dos demais. Desculpem, mas 7x3 é Schumacher de lavada....
Como disse antes, a emoção do Senna é incomparável, mas o sangue frio do Schumacher é que ganha... Fórmula-1 é RAZÃO, não EMOÇÃO.
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 10/07/2007 - 15:24
Permalink
QUE COMPARAÇÃO MAIS ABSURDA HEIN!
Covarde Anônimo (não verificado)
seg, 09/04/2007 - 14:51
Permalink
Como falam besteira....
Em 1993 senna ganhou o GP de mônaco....Vcs não sabem nada mesmo. Schumacher é um ótimo piloto, muito melhor do que a maioria é ou foi, mas eu acho que Senna está um degrau acima.
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 06/04/2007 - 00:55
Permalink
Schumacher ganhou se Senna com carro pior
Schumacher e Senna correram juntos. Em 1991, Schumacher era um novatinho. Resultado no final do ano, Schumacher ganhou de Senna, um tricampeão! E tem mais, em 1991 Schumacher tinha carro pior que Senna.
Por isso considero Schumacher melhor que Senna.
Quer outro exemplo?
1994. Schumacher novamente com menos carro que Senna. Resultado nas três primeiras corridas: 30 pontos pra Schumacher e zero pontos pra Senna. Senna morreu, mas estava perdendo feio. E Schumacher foi campeão em 1994, mesmo sendo tirado injustamente de algumas corridas.
Depois que Senna morreu, Schumacher dominou a F1. Ganhou títulos sem o melhor carro, coisa que Senna jamais fez. Schumacher ganhou de forma espetacular, ganhou tanto que muitos deixaram de gostar de F1 de tanto que ele ganhava. Com o melhor carro era uma surra, só ele subia no pódio e ganhava tudo.
Fangio, é outra época. Não dá para comparar. Senna tinha um sonho, o de superar Fangio. Infelizmente não fez isso. Mas Schumacher ganhou muito mais, e os números de Fangio hoje são pouca coisa. No tempo de Senna eram impossíveis de serem superados.
Não dá para negar que Schumacher foi um piloto muito mais completo, pois não dava só show, ganhava. Senna dava show, mas perdia muitas corridas, perdia títulos fáceis, pra Prost por exemplo. E ser piloto não é só fazer show. É ser rápido, e Schumacher foi o mais rápido da história. Senna só era mais rápido nos treinos quando podia arriscar e usar um carro só para o treino. As regras mudaram muito.
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 18/03/2008 - 13:31
Permalink
Aonde ?
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 15/07/2007 - 21:07
Permalink
Só um idiota como vc!!!
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 22/08/2007 - 17:04
Permalink
Calma rapazeada!!!
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 25/05/2007 - 15:06
Permalink
Schumacher com carro pior melhor que Senna...
Isso é fato: em 1994 Senna tinha um carro melhor que o de Schumacher e mesmo assim o alemão estava muito, muito a frente de Senna, que jamais conseguiria passálo. Isso é fato. O grande problema é que SENNA corria com emoção, por isso existem em sua carreira momentos tão notáveis. Mas fórmula-1 é um esporte RACIONAL, a razão ganha. Schumacher ganha.
Por muito tempo Schumacher ficou famoso por ganhar sem fazer ultrapassagens, fazia voltas inacreditáveis antes de entrar no box (agora TODOS os pilotos na atualidade seguem o professor) e quando saía era líder. ISSO É USAR O CÉREBRO, se usasse o coração, não conseguiria ter TODOS os recordes da fórmula-1.
TODOS os títulos (salvo o título de número de corridas disputadas que é de Riccardo Patrese, com 256) da categoria mais importante do automobilismo são dele, Michael Schumacher :
Vitórias - 90
Vitórias em uma única temporada - 13 (2004)
Vitórias no mesmo circuito: Magny-Cours (GP da França) - 8
Pole positions: 68
Poles no mesmo circuito: Suzuka (GP do Japão) - 8
Primeiras filas: 114
Voltas mais rápidas: 74
Voltas mais rápidas em um mesmo GP: Barcelona (GP da Espanha) - 7
Voltas mais rápidas em uma temporada: 10 (2004)
Vitórias + poles positions (na mesma prova): 40
Vitórias + poles positions + voltas mais rápidas (na mesma prova): 21
Pódios: 153
Pontos: 1354
Pontos em uma temporada: 148 (2004)
Corridas consecutivas nos pontos: 24
Título conquistado mais cedo: 21 de julho de 2002 (GP da França)
Títulos consecutivos: 5 (2000 a 2004)
Maior diferença em um campeonato: 67 pontos (2002)
Corridas lideradas: 139
GPs liderados em uma temporada: 16 (2004)
Mais voltas na liderança: 5.059
Mais quilômetros na liderança: 23.848
Títulos mundiais:
1994 - 92 pontos - 8 vitórias - 6 poles
1995 - 102 pontos - 9 vitórias - 4 poles
2000 - 108 pontos - 9 vitórias - 9 poles
2001 - 123 pontos - 9 vitórias - 11 poles
2002 - 144 pontos - 11 vitórias - 8 poles
2003 - 93 pontos - 6 vitórias - 6 poles
2004 - 148 pontos - 13 vitórias - 8 poles
E não me digam que os números não dizem nada, porque a fórmula-1 é um esporte exclusivamente de números...
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 15/04/2008 - 13:09
Permalink
O que ?
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 10/07/2007 - 15:33
Permalink
NÚMEROS?!!!!!
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 26/05/2007 - 20:32
Permalink
Schumacher correu sózinho. Senna não.
Senna enfrentou em sua época as maiores feras do automobilismo de todos os tempos. Pilotos tais como Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell e outras feras.
Schumacher corria sózinho. Só perdia para ele mesmo.
Até o Rubinho conseguiu ser vice duas vezes...
Se fosse na época do Senna...
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 13/05/2007 - 11:32
Permalink
eu tenho absoluta certeza q
eu tenho absoluta certeza q voce nao entende nada d f1
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 13/05/2007 - 10:26
Permalink
senna e schumacher
O rapaizinho do comentário, que aliás é um covarde, pois nem se identificou mostra em cada linha de seu comentário, que é um ignorante. Comparar Senna e Schumacher é o mesmo que comparar Pelé e Junior Baiano. Lembra do GP da Europa de 93? Foram três ultrapassagens na mesma volta , a primeira volta!!!E os adversários não eram Rubens barrichelo da vida, eram Alain Prost, Niguel Mansell, etc. Schumacher não tinha adversário. Ele alega o ano de 93 quanto o alemão abriu 30 pontos de vantagem para Senna, mas será que lembra de como o alemão venceu o campeonato??? Senna era um campeão no sentido mais verdadeiro da palavra.SIMPLESMENTE O MELHOR!!!!! marcos andrade
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 13/05/2007 - 11:42
Permalink
sem sombra d duvida o
sem sombra d duvida o a.senna foi e semre sera omelhor piloto d todos os tempos . e ainda tinha um grande carisma algo q nenhum outro piloto ate hoje conseguiu transmitir para o publico
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 11/05/2007 - 21:14
Permalink
kkkkkkkkk... o carro do
kkkkkkkkk...
o carro do shumaker em 94 tinha 7 segundos a frente do carro do senna!!!
Covarde Anônimo (não verificado)
qua, 18/04/2007 - 20:22
Permalink
senna x schumacher
pelo jeito vc não entende nada de formula 1, muito menos de carros deste tipo, e em 1991 senna foi o campeão mundial, em 1994 a beneton de schumacher era bem melhor que a wilians de ayrton, e enquanto o senna estava na pista, ou nos treinos, o schumi não andou na frente dele nenhuma vez. meu amigo, schumacher nunca teve adversários como piquet, prost, mansel, lauda e ainda precisava jogar os carros em cima dos outros para ser campeão, ou vc esquceu disso e o pior é apelar contra vileneve (fala sério) e Hill (sem comentários). meu caro, senna com um tolemam (se é que vc sabe o que é), ultrapassou na chuva todos os grandes da F-1 em mônaco em 1984, no seu 1º ano. o SCHUMI precisou que os mecânicos da ferrari tirassem os pneus do carro do rubinho e do irvine para poder vencer, isso sem contar as outras falcatruas, como mandar o rubinho dá passagem para o schumi. Meu amigo schumi sempre foi um burocrático, e fala sério perder pro alonso (duas vezes), arruma um adversário a altura, ele nunca foi e nunca será melhor que o ayrton, que só para te lembrar fazia poliposition nos treinos até com um fusca, queria ver o schumi sem controle de tração ou sem a ferrari ou com um companheiro de equipe como Prost. há e só pra te lembrar senna venceu 5 corridas em uma temporada (1993)em que seu carro era pior até do que a beneton de Schumacher. quero ver o schumi ganhar c/ um carro ruim, só em indianapolis quando só correu ele o rubinho e as minardi, e mesmo assim apelando para o seu lado sujo. claro que schumi foi um grande piloto mais ele entra na relação depois de senna, prost, piquet, mansel, lauda... schumacher.
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 27/06/2008 - 12:51
Permalink
mandou bem
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 15/05/2007 - 14:41
Permalink
Ayrton Senna
Bom, Senna tem 4 campeonatos, tiraram um limpinho em Suzuka. Depois é só comparar, Senna e Prost, talvez o melhor e segundo melhor PILOTOS de sempre têm 7 campeonatos. Onde estao os "pilotos" no tempo do alemao? no tempo desse alemao só há chofer de taxi. Há! Ainda há Formula 1?
Tamos a discutir patetices.
Para comparar coisas estas devem ter pelo menos alguma semelhança, neste caso se compararmos Senna com: Prost, Mansell?, Piquet, Stewart, Fitipaldi, aí sim, pode ter alguma semelhança, agora comparar Senna com esse alemaozito? nem por brincadeira de mau gosto alguem compararia tal coisa.
Lembram do controlo de tração ilegal do Beneton em 1994??? já ninguem fala disso, Lembram da polémica dos ferraris em 95 que ninguem teve coragem de eliminar das corridas?
o alemaozito ganhou corridas com carros ilegais, ganhou campeonatos a tentar matar os outros, e tamos a comparar com DEUS?
Por amor de AYRTON nã fassam estas comparações.
jafsm
givebirthtoasmile@gmail.com
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 06/04/2007 - 00:49
Permalink
senna e fangio superados
Schumacher foi muito melhor que Fangio e Senna juntos.
Covarde Anônimo (não verificado)
seg, 02/04/2007 - 12:43
Permalink
senna
nao da para comparar eles praticamente nao correram juntos mas com certeza o alemao correu todo tempo com competidores mais fracos que senna . senna teve durante todo tempo oponentes a altura lembrando que sempre muita svezes mais de um, dois, tres e até quatro grandes oponentes portanto de uma maneira geral senna na minha opiniao foi o piloto mais completo que ja passou pela formula 1
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 17/03/2007 - 22:14
Permalink
Apenas Senna!!!
Francamente, não se tratam de carros, motores, ou quaisquer outras que sejam as comparações, só quero que lembrem, em qual corrida de Formula 1, público e Piloto foram um só, por quantas vozes o nome Senna foi aclamado no meio da pista no Grande Premio de Brasil, acontecimento que virou manchete Mundial, sem falar em quantos países sua morte foi chorada, não sejamos tolos em tentar dizer isso ou aquilo, pegunte um nome a qualquer grande conhecedor da Fórmula 1 e ele dirá Ayrton Senna, sem dúvidas, infelizmente não tivemos tempo de ver a real batalha entre Senna e Schumacher, no entanto, o próprio Alemão disse que tinha Senna como exemplo e este comentário encerra qualquer discussão. Saudades do Senna....
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 03/03/2007 - 01:21
Permalink
Pra reforçar meu comentário anterior
Rubinho passou a primeira volta em 4° hehe
Covarde Anônimo (não verificado)
sab, 03/03/2007 - 00:58
Permalink
Não dá pra comparar
Schumacher é um dos maiores gênios da fórmula 1 e não adianta dizer que foi sorte, carro melhor ou qualquer outra coisa. Ele com um carro pior em várias situações fez coisas absurdas, não é por acaso que o Galvão sempre dizia que ele tinha um coelho guardado na cartola. Hoje em dia sabemos que em condições de chuva tudo pode acontecer, no último ano mesmo vimos as renault e ferraris alternando momentos de melhor perfomance em uma mesma corrida devido às variações climáticas. O Senna teve na verdade muita sorte em fazer o que fez, e claro, contou com suas habilidades fantásticas. Não quero dizer com isso, meu caro, que você esteja errado, afinal de contas, opnião é opnião e nem sempre os números mostram realmente o que poderia ter sido, principalmente na F1 onde os pilotos dependem muito do carro. Entretanto, não é apenas por um momento como esse que se mede a superioridade de um piloto. Comparações sempre é muito complicado, ainda mais quando estamos de um lado naturalmente, pela nacionalidade. Você citou Pelé, vale lembrar que na Argentina o rei do futebol é outro. Portanto, no campo das comparações, fico com a opnião do Schumacher quando foi perguntado há um tempo atrás, por ocasião de bater vários recordes de Senna, se ele se achava melhor do que o brasileiro, e ele disse só que o Senna morreu sem dar tudo o que ainda podia, ou seja, que talves os recordes de Senna tivessem sido ainda maiores. Eu gosto muito do Schumacher e considero ele um dos atletas do século, não só pelos 7 títulos mundiais, mas pela dedicação sem igual e humildade e respeito para com os outros pilotos. Ele é um fã ilustre do Senna e acho que não há comparação, os dois, assim como alguns outros, são genios que ficarão para a história deste esporte magnífico. Abraços
Covarde Anônimo (não verificado)
dom, 08/06/2008 - 20:47
Permalink
Concordo
Covarde Anônimo (não verificado)
qui, 20/03/2008 - 13:09
Permalink
Dois Genios : Duas Épocas .
Covarde Anônimo (não verificado)
sex, 15/12/2006 - 12:18
Permalink
Schumacher Vs Senna
Que comentários mais deajustados.
Carro mais fraco? Sim sim. Ah
Senna em 1993 tinha o carro com o melhor controlo de tracção (Schumacher ne sequer o tinha em Donigton, só a partir do Mónaco onde deu um baile ao Senna até desistir.
Não se lembrar de nenhuma corrida do Schumacher?
Memória fraca.
Que tal Espanha 1996 onde chegou a ser 4 segundos por volta mais rápido que todos (nessa altura não eram permitidos controlos de tracção)
Que tal Monaco 1997 em que na 1ª volta ganhou 7 segundos ao 2º classificado.
Que tal SPA 1997
Que tal Espanha 1994, onde fez mais de metade da corrida apenas com a quinta velocidade.
A lista é enorme.
Schumacher superior a Senna que também foi um grande campeão.
Covarde Anônimo (não verificado)
ter, 01/05/2007 - 18:52
Permalink
senna vs shumi
sem comentarios !!! CAMBADA DE INBESIS, nao tem comparaçao SENNA é SENNA o melhor de todos, quem fala ao contrario nao assistiu as corridas de 1984 a 1994
como meu pai sempre diz : jornalista é o povo mais burro que existe (junto com engenheiro é logico )
Páginas