Formula 1: Michael Schumacher x Ayrton Senna x Juan Manoel Fangio

Com a aposentadoria do 7 vezes campeão Michael Schumacher no GP do Brasil de 2006 ressurge o papo de boteco: quem foi melhor? Michael Schumacher? Ayrton Senna? Juan Manoel Fangio?

Não dá para discutir com os inúmeros recordes do alemão...

Entretanto, alguém se lembra de algum momento tão impressionante quanto a primeira volta do Senna em Donnington Park sob chuva em 1993?

Detalhe: A McLaren na época era o carro mais fraco, de acordo com a wikipedia.

In 1993, at the European GP at Donington Park, Senna drove for the McLaren team. The MP4/8, although one of the front running cars, was considered inferior to the leading Williams FW15C of Prost, and the Benetton B193 (which used a factory Ford engine) driven by Michael Schumacher and Riccardo Patrese. Some maintain that the Williams FW14B and FW15C were probably "the most technologically advanced cars that will ever race in Formula One".

Nem precisava, mas Senna venceu a corrida 1 minuto na frente do Damon Hill.

O Pelé tem uma placa no Maracanã "em virtude de um lindo gol marcado contra o Fluminense, no dia 12 de junho de 1961". Senna tb tem uma em Donnington Park lembrando o que é considerado por muitos o maior show de pilotagem da história.

O Fangio tb tem a aulas de volante históricas como a sensacional vitória no Nordschleife de Nürburgring em 1957.

Não lembro de nenhuma corrida da Schumacher capaz de ser comparada a esses momentos mágicos do esporte.

Talvez Schumacher tenha tido ao azar de dominar o circo da Formula 1 na época q o desenvolvimento tecnológico tornaram tudo meio chato.... Ou talvez os adversários dele não tenham sido agressivos o suficiente...

Há quantos anos não vemos disputas como a histórica ultrapassagem do Nelson Piquet sobre o Senna em Hungaroring em 1986.

Saudades da Formula 1 que dava para andar "de lado"...

Atualização

Para quem ainda tá na dúvida, vale dar uma olhada nos videos do Senna desta nota:
Ayrton Senna em Interlagos 1991 e 1993.

Comentários

O alemão só ganhopui depois que Prost saiu e Senna morreu. Sempre teve p´rivilégios e regalçias. Seus companheiros de equipe eram obrigado0s a lhe darem passagem. Foi o únicvo "vencedor" de GP a ser vaiado pela torcida no GP da Áustria de 2002. Foi o piloto com mais punições na história da F1. Nunca pegou um carro ruim na carreira e sempre venceu sem concorrencia e com o melhor carro. E tem amante do alemaozinho ainda, que é fá do Senna.

Embora ambos tenham sidos grandes pilotos, prefiro a fórmula 1 da época do shummy para cá, onde passou a existir um maior equilibrio entre as Equipes e, como é do conhecimento de todos, deu no que deu. Já na época do Airton, não sei se vocês lembram, praticamente o Titulo Mundial era disputado por pilotos da mesma Equipe, uma vez que predominava a Equipe que adquirisse tecnologia Japonesa. Se fosse para votar, meu voto seria no Alemão, que ao contrário do Senna não venceu apenas pilotando em Equipe de ponta, coisa que o Airton nunca fez. Obg pela oportunidade.

Meu amigo eu só gostaria de ver o alemão competindo junto com os mestres tipo Alain Prost, Nigel Mansel, Piquet, Niki Lauda. Garanto que o alemão não teria tantas vitórias.

Gente. Não dá para comparar. O Schumacher não chega aos pés de Lauda, Fangio, J. Stewart, Prost, Piquet. Sendo estes fãs do Senna, não existe comparação entre o alemão e o saudoso brasileiro. O cara é bom, sem dúvida. Se fosse fraco não teria conseguido entrar para a galeria dos grandes. Mas chegar a dizer que é (ou foi) melhor que o Senna é burrice, falta de conhecimento, falta de informação. Em termos de acerto de carro, o melhor piloto do mundo foi o Piquet (pai, é claro). Passa a régua.

Esses caras naum intendem d nada, são viuvas do senna mesmu, vão si f***, schumacher é o melhor e pronto, senna é o 2º, é claru q vcs vão falar q senna é o melhor pq vcs são brasileiros e naum veem um palmo na frente d vcs, keru ver vcs irem la na alemanha, vão falar q o shumy foi melhor!!!

Voces, muleques, são da época dos carros e não dos pilotos. Shumacher foi um bom piloto, mais ganhou seus titulos mais pelo carro do que pelo seu talento, enquanto senna com uma lotus fudida, não chegou a ganhar titulos mas fez histporia em cima de grandes pilotos como Nick Lauda, Alain prost, Nelson Piquet,Gerard Berger entre outros. Shumacher tinha uma super ferrari nas mãos e um Burrinho Barrichelo de companheiro. AFerrari era suja e fazia e faz até hoje um jogo de equipe escandaloso. Tenho 31 anos e vi Ayrton Senna fazer coisas inimaginaveis na pista tanto com a MacLaren quanto com a Lotus que, repito, era uma carroça. Portanto se existe um homem que é o maior piloto de todos os tempos, este homem é Ayrton Senna da Silva. Como declarou Nick Lauda: "O maior piloto que já existiu".

se o cara fosse bom mesmo ele passaria apuros pra ganhar, mais ganharia algumas com um carro ruim, certo??? Porque todos nós sabemos que aquela corrida que o Senna iria vencer em monaco com aquele carro da Tolleman não era carro de forte expressão, certo? Lembrando que ele só não venceu porque a mafia da F1(que ja existia a muito tempo sntes) terminou o Gp antes, se eu não me engano foi 1º podium do Senna. *Não sou expert porque quando eu estava começando a conhecer a F1 ela acabou com a morte do Senna pois hj em dia ninguem acorda num domingão pra ver uns mala igual alonso, hamilton, weber entre outros.

Voçes que dizem que o AIRTON e melhor .. entao e porque ex brazileiro palas vitorias que o shume tem e recordes , isso diz tudo nem tem comparaçao claramente melhor o alemaO , isso nem se compara, i na actualidade A F1 e muito mas dificil que antigamente BURROS -.-

é obvio quem é o melhor piloto, só um idiota como vc que não viu Senna correr acha o shumacher melhor esse alemão é um bosta, prova isso são seus ridículos resultados recentes, Senna sempre consegui bons resultados com carros sofríveis.

sinceramente nao intendo as pessoas aquii, entao vamos la; tem nego dizendo q senna é melhor q shumy ou o contrarioo...ser melhor nao c resume simplesmente a numeros, mas a uma serie de fatos e consequencias....Acredito q Shumi seja tao bom quanto Senna e digo maiss, Shumi soube aproveitar uma época com falta de talentos(pelo menos do nivel dele) e monopolisouu a parada!!! Ele colheu os frutoss q ele criouu e contouu com muinta sorte( a morte do unico q poderia rivalizar com ele até entao)

A grande verdade é que as viuvas de Senna não sabem absolutamente nada a respeito deste esporte chamado Formula 1 . Eu sou torçedor do grande Nélson Piquet e vou agora falar algumas verdades que as viuvas do Senna se doem para ouvir . 1 ) Antes : Como comparar Senna e Schumacher se Prost tem mais estatisticas do que ele então comparem antes o Frances com Schumacher . 2) No campeonato de 1992 Schumache chegou á frente doTRI-Campeão Senna na sua primeira temporada na categoria e o detalhe é que a Mclaren era muito superior a Benneton uma vez que a Benneton era a escuderia que mais havia piorado no inicio dos anos 90 e Senna ainda correu as primeiras corridas com o carro de 91 e o quando o carro novo ficou pronto o Senna perdeu todas as corridas que dosutou com o alemão em 92 ,mas como as viuvas do Senna não sabem nada de Formula 1 não sabem desse detalhe . 3) Em 94 foi mais flagrante a superioridade do alemão pois Senna foi contratado pela Williams que havia vencido os Mundiais de 92 e 93 com Mansell e Prost co os modelos FW14 B e FW 15C respectivamente .Detalhe : Ao contrário do que dizem as viuvas do Senna dizem ele pilotou sim a mesma Williams dos anos anteriores pois o FW 16 era muito superior a modesta superior a modesta Benneton do Schumacher pois tinha as mesma suspensão ativa e controle de tração dos FW14 B e FW 15C com as quais Mansell e Prost venceram os Mundiais de 92 e 93 respectivamente , e eu pergunto as viuvas do Senna ,o que aconteçeu até Imola ? O Schumacher ganhou TODAS até Imola mas as viuvas do Senna só enxergam o que a paixão cega permite ; Sem mais !!!

Sei idiota quando Senna correu não tinha suspensão ativa . Seu Animal demente. Shumacher estava utlizando ilegalmente controle de tração Seu jumento. Viuva do Senna e a pqp. Va tomar no seu C seu burro sem informação

em 94 a suspensão ativa foi proibida, oq deixou a williams extremamente instavel. Estuda amiguinho!

Falar o que de um cara que desconhece tanto do esporta a motor como a F-1 hein!!?!?! Mostrou rigorosamente todo, mas todo o seu desconhecimento e ainda mais...não tem capacidade de ler pra se informar antes de falar as asneiras que disse... Senna não guiou os mesmos carros de Mansell e Prost, que contavam com ajudas da eletrônica...e tambpém em 94, Schumacher nas duas corridas que correu com Senna tinha tanta, mas tanta coisa escondida no carro ilegalmente que nem vale a pena te dar uma aula sobre isso...demais, 217 pilotos e ex-pilotos que correram de F1, escolheram Senna como o maior de todos...é você, um ignorante completo que vai falar o contrário!?!!? Quer mais?!?! Dos atuais pilotos (são 26) fizeram votação e sabe quem ganhou de novo!??! E detalhe...12 votos contra 3 do Schumacher hauahauhauahauah...vai aprender sobre F-1 antes de falar que os outros não sabem...você mesmo é m poço deignorância em relação ao esporte... Pra concluir, tenho Piquet e Senna como ídolos, então nem me venha com esse papinho de viúva, que só mostrará o quão imbecil e ignorante (ainda mais) tu é...

Caríssimos amigos eu respeito aqui todas as opiniões dos amigos debatedores aqui desta sala e já que eu aqui estou vou dar a minha opinião sobre este assunto . Eu tenho 31 anos e acompanho a F1 pelo menos desde os meus 4 anos e pude acompanha as carreiras de pelo menos 4 grandes pilotos da Formula 1 ,Piquet,Prost Senna e Schumacher e analisando friamente sem paixão ,nunca saberemos quem de fato foi o melhor entre Schummy e Senna . Ambos tiveram suas carreiras em épocas compeltamente diferentes aonde a Formula 1 em questão tambem era diferente ,por exemplo na época em que Senna competia as maquinas eram de cambio manual e não havia reabastecimento durante as corridas e calro o desgaste fisico dos pilotos era maior ,o orçamento das escuiderias tambem era diferente de uma época á outra ,vejamos : Na formula 1 entre 1980 a 1993 o orçamnto das equipes era de aproximadamente U$$100 milhões mensais ,portanto não havia tanta técnologia nas maquinas pilotadas pelos pilotos nesta época qua assim aprenderam á utlizar seus talentos para serem competitivos de determinada maneira ,isto tanto na capacidadde de acertos e regulagens de suas maquinas quanto para serem rapidos na pista pilotando á 300 KM/H .Em 2003 no ano em que Schummy foi hexacampeão mundial o orçamento das equipes era de aproximadamente U$$ 500 Milhões mensais portanto a Formula 1 da época em que o alemão competiu entrava a técnologia e muito dinheiro e sendo assim Schummy desenvolveu seus talentos de maneira completamente diferente da de Senna isto tanto na sua capacidade de acertos de carro quanto na maneira de pilotar rapido nas pistas para ser competitivo . O que eu quero dizer é não há comparações entre dois pilotos de épocas completamente diferentes pois na Formula 1 de suas épocas amobos aprenderam a desenvolver seus dons para se adaptar os regulamentos das suas épocas ,com os carros de suas épocas ,com as peças e técnologias das suas épocas e sendo assim foram desenvolvidos por Schumacher e Senna talentos e qualidades diferentes tornando quase impossível sensatamente a comparação entre os dois . Schuamcher ganhou o maior número de Grandes Premios em uma Formula 1 completamente diferente aonde entrou a tecnologia e muito dinheiro nas escuderias sendo assim não há a menor chance de comparar o alemão aos grandes pilotos dos anos 80 como ,Prost,Piquet e o prório Senna . Pois Senna desenvoleu talentos e capacidades completamente diferentes em relação á Schumacher em sua época de competidor e isso já ficou claro no Grande Premio do Brasil em 1994 aonde a Formula 1 já entrava em uma fase totalmente oposta com a introdução do orçamentos tres quatro vezes maiores .Em 1994 houveram tres corridas antes do falecimento em que os 2 mostraram suas genialidades englobando talentos e caracteristicas compeltamente diferentes Quem teve o prazer de estar em Interlagos em 94, naquele GP do Brasil, onde o Ayrton Senna largou na frente, o Schumacher em segundo, e passaram meia corrida com uma parada de boxe só. Eles passaram meia corrida correndo uma atrás do outro, quando o Senna entra, e o Schumacher não ia entrar, e botou atrás do Senna justamente para ultrapassar dentro do boxe e faz a ultrapassagem. E que ele sai e consegue ganhar faltando seis ou cinco voltas para o final da prova, e o Senna dá aquela rodada no bico de pato, quem viu tudo aquilo, viu a diferença de pilotagem de um para o outro. O Schumacher ia com o carro mais no chão, enquanto que Senna buscando a diferença no braço. Eu tava naquela curva um pouco mais na frente. Você via o Schumacher entrar inteirinho na curva e o Senna vinha nas quatro rodas botando o carro no limite. Era a técnica contra um carro que estava melhor. E aquela rodada que ele deu, que ficou em cima da zebra e ficou sem atrito na roda na roda traseira, foi uma rodada típica de quem já tinha passado do limite extremo. Ou seja os dois foram genios imcomparaveis mas com talentos e capacidades para épocas com carros ,técnonologias e regulamentos completamente diferentes e sendo assim não acredito que possamos saber quem de fato foi o melhor .Pois cada um dos genios na história da Formula 1 tiveram suas genialidades acopladas para épocas e caracteristicas completamente diferentes umas das outras . Na minha humlide opinião no ramo das comparações fico com a opinião do Schumacher que em varias ocasiões se mostrou um ilustre fã de Senna ,como no Grande Premio da Italia em 2000 quando chorou copiosamente ao igualar as 41 vitórias do brasileiro . Schumacher é um dos inúmeros fãs de Senna e isso para mim é o suficiente no ramo das comparações . Mas quem destes dois genios foi o melhor ? Nesta vida nunca saberemos

De boa, Piquet ganhou 3, mas não comia a garota propaganda do canal de TV que transmitia as corridas. O cara era tão bom que morreu batendo no muro. Me desculpem, quando ele morreu eu tinha 15 anos e chorei como todo o resto do país que cegamente assistia o canal. Hoje com 30, olho outros que já correram: Piquet, Fitipaldi, Prost, Shumi, Fangio. Fica mais do que óbvio que Senna era bom, sim. Um dos melhores de todos os tempos, sem a menor sombra de dúvidas. Mas com certeza atingiu o status mitológico não só pela sua abilidade na pista e sim também entre outros por torcer para um dos maiores times de futebol do país, e transar com a garota propaganda da Globo (Xuxa) na época. Quem tem da minha idade pra mais lembra-se como ele aparecia na TV direto com a mina nos braços em sua ilha particuar. Isso tudo no canal, e tinha até musiquinha pra ele. Com 15 eu aceitava ser manipulado assim agora com 30 e com todos os números na miha frente seria vergonhoso. Pelo amor de Deus olhem os números, e o final o que aconteceu: O MURO!

Esse argumento é um dos mais fracos. Então no Japão também assistiam Globo, certo? Só isso explica como aquele povo adorava o cara. Como já disseram aqui é impossível comparar tecnicamente pilotos de eras diferentes. Mas a questão é que Senna fez coisas na pista que fizeram milhões de pessoas arregalarem os olhos diante da TV. Schumacher tem alguma volta impressionante como a de Donington Park? Já fez algo como Senna com sua Toleman em Monaco? Teria conseguido colocar 50s em cima de um cara como Prost nas ruas do principado? NÃO, NÃO e... duvido.

Senna tinha mais grana que a XUXA, seu otário. Além disso, você é tão boçal que escreve Abilidade sem H (talvez seja justamente porque vc não tem H de Homem). Eu também tinha 15 qdo ele morreu, mas desde novinho me levantava para ver a corrida do Japão na madrugada. Piquet, Fitipaldi e Fangio foram incríveis. Prost e Mansel foram ótimos pilotos, mas Schumacher foi só um bom piloto que não tinha com quem competir e foi agraciado por uma série de circunstâncias. Leiam e comparem Senna e Schumi com a mesma quantidade de corridas e me digam quem era melhor!?

Quem menospreza o tricampeonato de Piquet não entende nada de F1 e é doutrinado pela Globo. Aliás, o Senna também é tri né? Temos que lembrar as viúvas sempre, porque parece que o TRI do Piquet, de Brabaham (falida) e Williams (contra um time e piloto inglês) é de outra categoria, inferior. O cara SÓ inventou o reabastecimento e a troca de pneus na F1... Ah, ia me esquecendo, inventou também o pré-aquecimento dos pneus. Você pode até chamar isso de malandragem. Mas eu discordo. Suas "malandragens" tornaram-se técnicas padrão dentro e fora da F1. Piquet tinha sangue de mecânico. ELE CRIOU coisas como Pit Stop, Reabastecimento, controle de temperatura de pneus etc. Realmente se servia das regras pra vencer. Parte do jogo. Usa esta técnica QUEM PODE, Outra coisa, MUITO DIFERENTE é ganhar um campeonato "provocando uma batida". Certo? Por falar no Aiton "Bicha Globo Galvão" Senna, quando o Senna saiu desafiando todos os pilotos nas equipes para um "duelo", o Piquet foi o único que chegou na frete. Apostou com o Bernie Eclestone que, se fizesse a volta no mesmo segundo que o Senna, pagaria $100.000,00 a este.Chegou 1,9 s na frente do Senna. Foi a única ocasião em que ambos pilotaram exatamente o mesmo carro.Quanto ao F1, eram os outros pilotos da mesma equipe que acertavam o F1 dele. Certo? Quando este se viu OBRIGADO a acertar, SOZINHO, seu F1... Já sabemos no que deu. Certo? Ah, e sem essa de culpar a equipe. Quem sentava a bunda no F1 era ELE. Frase celebre de Nelson Piquet ao ganhar seu primeiro campeonato em 1981. Perguntado para quem ele dedicava aquele titulo ele soltou essa: "Dedico pra mim mesmo, fui eu que ganhei pô!" Se a pergunta fosse feita ao Senna provavelmente dedicaria o título à Rede Globo e ao sofrido povo do Brasil. Uma vez que sua unica felicidade é quando o Brasil ganha alguma coisa...Ah! e certamente dedicaria o título ao seu puxa-saco mor, o Galvão Bueno. GP da Hungria, 10/08/1986. - Piquet vs Senna , a mais bela ultrapagem de todos os tempos. Só um cara que ganhou um campeonato tendo a idéia de colocar cola araldite no retrovisor pra ganhar aerodinâmica é capaz de coisas assim. Pelos comentários, fácil ver que muitos nem sabe o que é F1, e muito menos de personalidade, Piquet era o mais gozador, brincalhão e pentelho da F1, este Senna era um cara fechado que só abria a boca para o microfone da plin plin. O próprio prost dizia que o cara a ser batido em todo o campeonato era o Piquet, o único que era tão regular quanto ele. Fez a mais bela ultrapassagem de todos os tempos e bateu o Sena em 1.9 segundos em um duelo idiota que o próprio Sena estava propondo às equipes. E mais. Piquet era macho, o negócio dele é mulher ! MU-LHER! Já o Sena... Piquet ganhou 3 títulos em 02 equipes e 03 motores diferentes, foi contra tudo e contra todos , principalmente contra essa imprensa medíocre que só idolatrava o Senna porque ele tinha dinheiro. A Williams sacaneou ele em 1986 no último GP que valia o título mundial. Faltando 8 voltas pro final o pneu dianteiro direito do Mansell estourou e a equipe chamou o Piquet p/ os boxes achando que ia acontecer o mesmo c/ ele, só que faltavam poucas voltas, ele havia assumido a liderança, mas c/ sua ida p/ o pit Alain Prost da Mclaren ( um azarão até aquele momento, pois todos imaginavam um piloto da Williams campeão) acabou faturando o Bi-Mundial (1985, 1986). Senna morreu porque não sabia regular seu fórmula-1, reclamou da barra de direção e pediu para a EQUIPE modificá-la antes da corrida. Ele não estava se adaptando bem. A Williams providenciou a alteração. A barra de direção se quebraria com a Força G de 1 tonelada (em torno de 250 a 300km/h). A curva Tamburello seria o alvo, pois é nela que se atinge tal velocidade. Já Piquet...O cara tinha uma capacidade incrivel de ajustar o carro, ou seja, um mecanico-piloto. Poucos pilotos souberam ajustar um carro para vencer. Piquet dormia no trailer ao lado do carro, ganhou 50 mil dolares em seu 1º título, seu lema era ganhar corridas e depois ganhar dinheiro. Gênio. Gênio. Gênio. O carro e o homem eram um só. Ele conseguia "conversar" com a máquina. Tinha sacadas geniais. Viva Piquet!

Dizer que o Ayrton Não sabia acertar um Formula 1 é piada,quem foi que venceu uma corrida na Formula 1 (Espanha 86) com o mesmo jogo de pneus ? Quem inentou o pneu de chuva na Formula 1 ? Quem fez a melhor volta da história ultrapassando tres carros mais potentes antes da priemeira volta ? Outra coisa dizer que Ayrton não tinha consistencia para sua informação meu amigo ele foi o piloto que mais venceu corridas de ponta a ponta na Formula 1 (19) ,Schummy apareçe em segundo com ( 16) e Piquet não apareçe nem entre os dez ,vai se informar direito . Ah detalhe Piquet vetou Ayrton duas vezes em 84 na Brabhan em 86 na Williams e na Hungria a Williams Honda de Piquet era muito superior a Lotus Renaut pilotada pelo Ayrton ,esse sim fez milagre naquele dia . Embora eu ache que a manobra de Piquet foi realmente sensacional . Mas em Donington Park no Grande Premio da Europa em 1993 quando seu Mclaren era inferior as Willliams de Prost e Hill e as Bennetons ,ele registrou a melhor volta da história ultrapassando tres carros mais potentes antes da Priemirea volta (As Williams de Prost e Hill e a Benneton de Schummy ) e ainda chegou 1 minuto na frente das duas Williams ...... Penso que esses 4 (Senna ,Schummy,Prost e Piquet ) são genios que assim como alguns outros ficarão para sempre na história do automobilismo mundial . Ricardo

Respeito as opiniões de todos aqui á respeito desse assunto mas em minha opinião sem fanatismo acho que nunca sdaberemos quem dos dois de fato foi o melhor . Senna e Schumacher correram em épocas completamente diferentes e qualquer comparação é muito prematura . Querem um exemplo ,na época de Senna as grandes escuderias tinham se não me engano um orçamento de no maximo 500 milhões de dolares aproximadamente enquanto já na época de Schummy entre 2001 á 2003 o orçamento das equipes já chegava se não me engano aos 3 Bilhões . Na época de Senna os carros quebravam com mais facilidade pois os cambios eram manuais e não havia reabastrecimento o que se não me engano causava mais abandonos por superaquecimento . Na época de Schumacher foi introduzido o reabastecimento e tambem com um orçamento maior entre as equipes a técnologia foi algo em boa parte dominante . O certo é que os 2 são genios mas como correram em uma Formula 1 compeltamente diferente uma da outra acabaram tendo suas duas genialidades com capacidadades , técnicas e habilidades completamente distintas entre si pois aprenderam a conheçer ,açertar e pilotar suas maquinas de maneiras diferentes ,sendo as habilidades e qualidadades de ambos na pista tambem foram muito diferentes .Entendem aonde quero chegar ? Há sempre essa disputa para se discutir sobre quem foi o melhor mas não há e nunca haverá como saber . E aliás colocar somente Schumacher e Senna como os centros do debate é até estranho pois acabmos esqueçendo de Nélson Piquet que tambem foi outro piloto fantástico e assim como fangio lauda etc.... Como Schumacher já se mostrou um lustre fã da genialidade e do talento de Senna ,talvez a opinião de Schummy seja á unica concreta á respeito do assunto . Embora eu mais uma vez digo que respeito todas as demais opiniões . O certo que os 2 são genios ,mas quem foi o melhor ? ,na minha opinião nunca saberemos de fato . Ricardo

Dois super-pilotos, talvez os maiores da F1 moderna, Schumacher foi o maior nos números?? Foi, mas me desculpe quem acha que os números tornam Schumacher o melhor de todos... para se ter números nesse esporte, precisa-se ter carros competitivos por muito tempo, companheiro obediente a hierarquia da equipe e adversários fracos, e isso o Schumacher teve tudo isso de sobra.

quantas pessoas ja choraram uma vitoria do Schumacher nenhuma e do senna o mundo senna era maior em tudo, carisma,humanidade genialidade.

em condicoes iguais daria claro ayrton senna o eterno schumacher e bom nao otimo quero ver ele pegar o mclaren mp4/24 que senna usou em 1993 seria ele capaz de ganhar uma corrida patriotica como senna em interlagos somente com a 6 marcha o alemao pegou um carro que nao precisava nem de piloto ate o rubinho ganhou algumas corridas

40hp... A diferença do motor renault ao honda em 92 e 93...

Qta besteira que eu escuto dessas viuveiras do sena, falar que o senna com a poderosa mclaren tinha o carro pior q do schumacher em 92???? Quem fala uma asneira dessas deve ter tomado o mario coquetel da floresta amazonica!!! Ou Schumy tinha uma porcaria de carro chamado Benetton, o Senna (Obs: ja TriCampeão Mundial) tinha akela poderosa mclaren q sem esse monstro ele naum conquistaria seus títulos, Schumy com um carro mto inferior ao d senna ficou na frente do brasileiro, schumacher com um carro bem inferior ao de senna em 94 venceu 3 antes d senna morrer, ou seja 30 pontos a frente de senna oq seria impossivel o senna buscar isso. Agora só corrigindo uma besteira q um amigo nosso disse, q so cara q num sab nada d F1 poderia ter dito mesmu, alguem disse q em 92 a mclaren tinha o motor Ford, hahaha, brincadeira, em 92 a mclaren tinha o poderosissimo motor Honda o mesmo do tricampeonato do senna, ou seja = McLaren, chassi melhor e motor melhor do q da benetton q tinha e sempre teve um horroroso chassi em comparação aos melhores carros, em 93 sim a mclaren tinha o motor Ford, mas naum tem como comparar a McLaren co Benetton ne, schumacher so teve o melhor carro d fato so nas temporadas d 2001, 2002 e 2004, justo nos anos em q ele destruiu

meu caro voce não entende nada de formula 1 a benneton alen de ter um carro bom naquela época tinha mutreta no carro,bomba de gasolina adulterada que dava um segundo de tempo,e voce falou que senna não ia utrapassalo em pontos ,mais voce vil que hil quase foi campeão se o vigarita não tivesse jogado o carro

Forum sério usa critérios, usa dados estatísticos fidedígnos e metodologia cientifica. Se usarem um critério que é capacidade do piloto x dificuldade, claramente o Senna foi o melhor. Claramente em iguais condições ele venceria qualquer um tranquilamente. E para concluir, quem mais para opinar de carros melhor que os próprios pilotos? E eles mesmos elegeram o Senna como o melhor de todos os tempos!!!

Schumacher foi sempre mais preciso que o Senna, ou seja, Schumacher errava menos que o Senna. Talvez porque Senna era um pouco mais ousado e arrojado ou talvez porque os carros na era Schumacher eram mais seguros e confiáveis. De toda forma, acredito que se Senna não tivesse morrido em 94 os títulos de 94 e 95 seriam de Senna fazendo duelos inesquecíveis com o Schumacher. Se ele não tivesse morrido, acredito que Schumacher teria menos vitórias em sua carreira. O Schumacher foi o maior vencedor da história, o mais dominante em sua época, o mais preciso, o mais frio e calculista, o mais estrategista junto com o Prost e Piquet. Senna foi o mais arrojado, o mais rápido, mais passional, mais aficionado pelas vitórias, mais carismático e mais emblemático. Eu fico com o Schumacher como o maior da história!!

"schumacher so teve o melhor carro d fato so nas temporadas d 2001, 2002 e 2004, justo nos anos em q ele destruiu" Acompanhe a ascensão da Benetton entre 92 e 95 e a decadência da McLaren nessa mesma época... A McLaren sobrava de 88 a 90, depois não mais... em 92, o Honda da Mclaren não fazia mais a diferença, visto que a equipe inglesa era facilmente superada pelas Williams Renault V10, de Ricardo Patrese e Nigel Mansell. Em 93, a Benetton iniciou o ano tendo mais carro que a Mclaren, em termos de chassi eram equivalentes, mas só a Benetton tinha uma especificação da Ford (Cosworth), superior a versão utilizada pela McLaren. Era uma pequena vantagem, mas existia. OBS: Schumacher também dispunha do melhor carro em 2003! "schumacher com um carro bem inferior ao de senna em 94 venceu 3 antes d senna morrer, ou seja 30 pontos a frente de senna oq seria impossivel o senna buscar isso" A Benetton foi o carro que mais evoluiu no incício de 1994, brigando de igual para igual com as Williams, uma vez que todo o aparato eletrônico (suspensão ativa, controle de tração, etc), forte da Williams em 93, foi proibido. A Williams demorou a se adaptar, porém é claro, ainda era um dos times favoritos ao título. E em referência aos 30 pontos de vantagem, seria tão impossível buscar que o Schumacher quase perde o título para o Hill ao final da temporada... Prova de que a Williams se recuperou no meio da temporada, é que o Hill tomava volta do Schumacher nas primeiras provas do ano, sendo que ao final da temporada o piloto da Williams disputou o título... Mais uma, estamos falando de uma época em que os carros quebravam muito mais, cometia-se muito mais erros por causa das condições de pilotagem... a vantagem de 30 pontos não era a garantia do título... Um Abraço!

Páginas

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Na manutenção uso o Quanta+ e Gimp (no Gentoo). -->





Powered by Drupal